O turismo rural alentejano, assim como toda a vasta região do sul do país, cativam os visitantes com suas paisagens pitorescas, tradições ricas e autenticidade cultural. Em meio às extensas planícies, olivais intermináveis e vilas históricas, o turismo rural alentejano emerge como uma experiência única e encantadora.
O interesse pelo turismo rural alentejano tem vindo a aumentar e os visitantes ao interior do país são de diversas origens. Inicialmente, a curiosidade pelo interior do país era um fenómeno nacional, sendo um tipo de turismo praticado por todos aqueles que não conseguiam ir de férias para fora de Portugal, contudo a curiosidade pela história, cultura, gastronomia, mas principalmente pela tranquilidade e conforto alastrou-se para o estrangeiro, passando a ser um tipo de turismo de excelência.
O turismo rural alentejano apresenta-se como um dos mais completos tipos de turismo praticados no país, uma vez que consegue aliar todas as vertentes de interesse para quem procura uma estadia sem ter que abdicar do conhecimento local e tradições , gastronomia e doçaria tradicional, praia e campo.

Quer seja para uma escapadinha de fim de semana ou férias de verão, o turismo rural alentejano é a escolha perfeita para desligar da azáfama do dia a dia, contactar com a natureza, compreender e aprender sobre a história local e do país e realizar atividades desportivas.


O turismo rural alentejano tem feito desenvolver as regiões interiores do pais, quer seja em medidas de investimento público como de privado. O desenvolvimento fez-se com impactos positivos na vida das populações locais através do melhoramento das vias, a reabilitação das vilas e aldeias, aumento dos postos de trabalho e melhores infra-estruturas.
O aproveitamento das águas das barragens para fins lúdicos, colocou o Alentejo nas rotas dos mapas quer do turismo rural, quer do desporto, sendo possível aproveitar o melhor que a natureza e o desenvolvimento humano e a tecnologia possibilitam. O turismo rural alentejano trouxe a introdução de inúmeras praias fluviais- muitas delas distinguidas com bandeira azul- ao interior do país, sendo este considerado uma das grandes atrações para o público que visita a região.

VILLAS Alentejo permite combinar a tranquilidade de se encontrar na parte histórica da vila- onde é possível o contacto em primeira mão com a tradição da região- com a vista deslumbrante para o monte e para a barragem, onde é possível interagir e absorver o melhor que o turismo rural alentejano tem para oferecer.


Os trilhos ainda selvagens e as tradições que conseguiram ser mantidas ao longo do tempo e que são agora tão admiras, acarinhadas e passadas de geração em geração, fazem do Alentejo um dos locais de Portugal de grande interesse.

