O Alentejo é uma das maiores regiões de vitivinicultura, onde os seus longos campos são ocupados por plantações de vinhas dedicadas ao mercado da produção e venda de vinhos, sendo a Rota dos Vinhos do Alentejo uma das provas desta atividade.

A Rota dos Vinhos do Alentejo foi fundada em 1991, pouco tempo depois da fundação de CVRA (Comissão de Vitivinícola Regional Alentejana), mostrando-nos o papel de elevada importante que a atividade vinícola desempenha na economia local e nacional, assim como a sua importância nos setores culturais e gastronómicos.
Com berço e sede no centro da cidade de Évora, distinguida como património mundial pela UNESCO, a Rota dos Vinhos serve de interposto para todos aqueles que desejam conhecer um dos maiores tesouros na cultura nacional.
É neste local que se pode realizar uma experiência única , sendo que o espaço se encontra dividido em dois núcleos. À esquerda é possível conhecer não só a história da cultura da vinha e do vinho na região, como também os solos, as castas e as diversas geografias tendo como fundo um espaço museológico contemporâneo, onde somos emergidos e incentivados a interagir com o meio e a cultura, à direita, temos a sala de provas, informação sobre vinhos e produtores, e a loja, onde é possível comprar garrafas vinhos iguais aos das provas entre outros com o selo da CRVA e DOC.

O vinho alentejano pode ser encontrado um pouco por toda a região, sendo que diferentes castas podem ser apreciadas em diferentes momento e na companhia de diferentes produtos de gastronomia alentejana.
A costa alentejana produz vinhos de diferentes tipologias como o branco e o tinto. Na zona litoral alentejana é comum encontra-se a predominância dos vinhos brancos, de carácter leve, fresco e aromatizado, sendo normalmente usado para acompanhar pratos de peixe, marisco ou até mesmo sopa. Na zona interior há a predominância dos vinhos tintos com cor variável mas sempre dentro do espectro dos vermelhos, podendo ser mais claros ou mais escuros, tendo alguns até cor de rui, que são caracterizados pelos seus sabores fortes, encorpados e a presença taninos- qualidades características e essenciais. Os vinhos tintos são indicados para acompanhar entradas de enchidos e queijos, assim como pratos de carne e caça.

As principais castas de vinho branco produzidas na região são Antão Vaz, Arinto, Fernão Pires e Roupeiro, enquanto que as as principais castas de vinho tinto são Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez, Cabernet Sauvignon, Castelão, Syrah, Touriga Nacional e Trincadeira.
Os produtores do vinho alentejano encontram-se divididos em oito áreas de DOC (Denominação de Origem Controlada), permitindo desta forma uma enorme variedade de escolha deste produto em qualquer ponto do Alentejo. As oito áreas são Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos, Vidigueira, Évora, Granja/Amareleja e Moura.


Para conhecer mais sobre a região e sobre vinho, é possível fazer uma visita à Enoteca e ao Museu do Vinho de Redondo ou ainda fazer parte das festas das vindimas, que se realizam todos os anos no final do verão, na zona de Borba.

